terça-feira, 14 de abril de 2009

Agora é Oficial: Anatel aprova internet através da rede elétrica

Com essa nova tecnologia aumenta-se a capacidade de disponibilizar o acesso a lugares que ainda não eram atingidos pela forma convencional.

A tecnologia, conhecida pelo nome de BPL (Broadband over Power Line), deve aumentar ainda mais a "inclusão digital", termo que tanto ouvimos falar nos últimos tempos.

Interessante também é que, com custos menores de investimento em infra-estrutura, pois a rede elétrica já abrange quase todas as localidades, é possível que os custos para o usuário sejam menores que os praticados atualmente. Caso novas empresas comecem a "brigar" para disponibilizar o serviço de internet, será outra vitória para nós, usuários.

No entanto, como todos nós sabemos, novas tecnologias levam um tempo para serem implementadas e aperfeiçoadas. Vamos torcer para que esse tempo seja o menor possível e que em breve possamos ter acesso rápido, com qualidade e custo dentro da realidade do nosso país.

O sistema já existe e foi regulamentado nesta segunda pela Anatel. Funciona mais ou menos como uma TV a cabo. A empresa que fornece o serviço de internet libera o sinal para rede de energia elétrica. Esse sinal viaja pelos fios até a casa do usuário. Lá ele vai precisar de um aparelho, ligado a qualquer tomada da casa, que vai permitir o acesso à internet em alta velocidade.

No Brasil, o sistema já está sendo testado em Barreirinhas, no Maranhão; em Goiânia; São Paulo; Santo Antônio da Platina, no Paraná e em Porto Alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário